quinta-feira, 31 de julho de 2014

O que é ser Umbandista?

As vezes vejo muitas frases, algumas realmente lindas sobre o que é ser umbandista, mas ai me pego pensando, será que todos sabem o que realmente significa ser umbandista.

Então resolvi pesquisar algum texto que colocasse de forma mais imparcial, sem querer induzir as pessoas que lerem que devem seguir a Umbanda, porque eu acredito que todos somos livres para seguir naquilo que acreditamos, por isso, que nesse blog tentamos passar informações para que busca conhecer a Umbanda e sem tentar forçar qualquer tentativa de persuadir a tornar-se um umbandista, porque essa escolha é feita pela Fé de cada um de nós, se estou dentro da Umbanda hoje é porque foi nela que ancorei minha Fé e por isso estou aqui.

Mas voltando ao foco do assunto, procurei algo que tentasse explicar para pessoas o que significa ser Umbandista, achei alguns textos e acabei escolhendo por reproduzir aqui dois deles, um deles já deixo um aviso tem um final um pouco áspero, no final deste deixarei meu comentário sobre esse desfecho, então espero que a leitura seja proveitosa e obrigado por prestigiarem o blog Sentinela de Luz.


O que significa ser "Umbandista"?
Reproduzido de Centro Espírita Filhos da Fé - http://filhosdefe.no.comunidades.net/index.php?pagina=1685855017

Ser umbandista não é ser apenas religioso. É ser cristão. 

Ser umbandista não é ostentar uma crença. É vivenciar a fé sincera. 

Ser umbandista não é ter uma religião especial. É saber que tem grande responsabilidade para consigo mesmo e para com o próximo. 

Ser umbandista não é querer superar o próximo. É querer superar a si mesmo através da reforma íntima e das boas ações.

Ser umbandista não é construir templos de pedra. É transformar o coração em templo eterno. 

Ser umbandista não é apenas aceitar a reencarnação. É compreendê-la como manifestação da Justiça Divina e caminho natural para a perfeição. 

Ser umbandista não é só comunicar-se com os Espíritos, porque todos indistintamente se comunicam, mesmo sem o saber. É comunicar-se com os bons Espíritos para se melhorar e ajudar os outros a se melhorarem também.

Ser umbandista não é apenas consumir as obras espíritas para obter conhecimento e cultura. É transformar os livros e suas mensagens, em lições vivas para a própria mudança. Ter grande conhecimento sem no entanto vivenciar é o mesmo que falar e não fazer. 

Ser umbandista não é internar-se no Centro Espírita ou Terreiro, fugindo do mundo para não ser tentado. É conviver com todas as situações, sem alterar-se. O umbandista consciente é umbandista no centro, terreiro, em casa, na rua, no trânsito, na fila, ao telefone, sózinho ou no meio da multidão, na alegria e na dor, na saúde e na doença. 

Ser umbandista não é ser diferente. É ser exatamente igual a todos, porque todos são iguais perante Deus. Não é mostrar-se que é bom e sim provar a si próprio que se esforça para ser bom, porque ser bom deve ser um estado normal do homem consciente. Anormal é não ser bom. 

Ser umbandista não é curar ninguém. É contribuir para que alguém trabalhe a sua própria cura. 

Ser umbandista não é tornar o doente um dependente dos supostos poderes dos outros.  É ensinar-lhe a confiar nos poderes de Deus e na sua própria fé, que estão na sua vontade sincera e perseverante de melhorar a si próprio. 

Ser umbandista não é consolar-se em receber. É confortar-se em dar, porque pelas leis naturais da vida, "é mais bem aventurado dar do que receber". 

E por fim, ser umbandista não é esperar que Deus desça até onde nós estamos. É subir ao encontro de Deus, elevando-se moralmente e esforçando-se para melhorar sempre, buscando sempre o auxílio ao próximo, a pratica do bem e da caridade. 

Isto é ser umbandista!



Cuidado: Você não deve ser Umbandista!
Reproduzido de Luz da Serra - http://www.luzdaserra.com.br/cuidado-voce-nao-deve-ser-umbandista
Texto de Alexandre Cumino enviado por Marcelo Aquaroli
Texto adaptado do original: “Cuidado! O Senhor Não Deve Ser Maçom”, publicado em “A Voz do Vale do Rio Grande”, Paulo de Faria, SP, em 04 de Janeiro de 1976 e de autor desconhecido.

Ser Umbandista é amar a Deus acima de todas as coisas!!!

Ser Umbandista é amar a natureza e respeita-la, pois Deus esta lá!!!

Ser Umbandista é reconhecer que os Orixás são Potências de Deus, Divindades, que manifestam as qualidades do Criador de Tudo e de Todos!!!

Ser Umbandista é ser amante da sabedoria, da virtude, da justiça e da humanidade!!!

Ser Umbandista é ser amigo dos pobres, desgraçados que sofrem, que choram, que tem fome e chamam pelo direito de justiça!!!

Ser Umbandista é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano!!!

Ser Umbandista é levar para o terreno prático,aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns aos outros, formai uma só família, sede irmãos!!!

Ser Umbandista é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o fanatismo!!!

Ser Umbandista é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos encarnados o mesmo respeito que se dedica aos desencarnados!!!

Ser Umbandista é ter uma crença religiosa sem tabus ou preconceitos, fundamentada na ética e no bom senso, sem ferir os valores dos bons costumes!!!

Ser Umbandista é respeitar a máxima que diz “somos imagem semelhança de Deus”, vendo Deus na presença do semelhante e em nós, através de nossas virtudes de Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração!!!

Ser Umbandista é reconhecer que as religiões são as chaves de Deus para abrir os corações dos homens e que são muitos corações, diferentes uns dos outros, assim como as religiões, mas que é apenas um o Chaveiro Divino, que está em todas as religiões!!!

Ser Umbandista é dar de graça o que de graça recebemos!!!

SE VOCÊ NÃO REUNE ESTAS CONDIÇÕES,  AFASTE-SE DA UMBANDA!!!

*Como eu disse no começo da postagem, que faria um pequeno comentário sobre a frase que fecha o texto, por achar que ela é um pouco pesada e apesar de ser bem franca, nenhum de nós reunimos todas as condições que o texto vai citando, as vezes até as temos, mas devido a nossa dificuldade de enxergarmos além de nossas próprias limitações necessitamos desenvolvê-las para colocarmos elas em prática, você pode ir aos terreiros e centros, porque sua visita é livre e ninguém pode impedir que você vá até eles, mas sempre que estiver lá coloque muito mais que seu coração, coloque seu próprio espírito em reflexão, porque está ali e o que busca, se busca algo mágico, esqueça você estará mesmo perdendo seu tempo por achar que as coisas irão acontecer sem que você torne isso possível, é como aquele que pediu ajuda a Deus para fugir da inundação e recusou a ajuda de todos que apareceram para o socorrer e acabou morrendo afogado e ao chegar diante de Deus o questiona o porquê de não ter salvo sua vida e Deus respondera que enviou várias pessoas para o salvar e que ele rejeitou a todos.

E se você decidiu ser umbandista, somente tenho duas coisas a dizer, primeiro que esteja preparado pois verá de muitos a "intolerância da ignorância" daqueles que rejeitam qualquer outra forma de reverenciar a Deus por não conhecerem além de "seus muros", então saiba que uma hora irá encontrar pessoas assim e meu conselho é evite argumentar, pois somente aumentará mais a ignorância, porque se você firmou tua Fé não serão estas meras pessoas que irão te abalar e a segunda que Oxalá o receba e a seus guias na nossa querida Umbanda.

Nenhum comentário: